Postado 20 de outubro de 2025 em Viva!Verde por Andrea Benedetti

Os gatos domésticos são muito afetados pelas doenças do trato urinário, incluindo as doenças renais, urolitíases (que são as pedras formadas dentro da bexiga urinária), nefrolitíases (que são as pedras formadas dentro dos rins) e cistites. Isso ocorre porque os gatos são maus bebedores da água que colocamos em suas vasilhas, já que na natureza, por serem descendentes de felinos que vivem em áreas desérticas, a água que ingerem primordialmente é aquela que vem junto com os tecidos e fluídos das presas que consomem.
Como os gatos que vivem em ambientes domésticos e sem acesso à rua são alimentados principalmente com rações secas, a ingestão hídrica desses animais pode ser muito reduzida, fazendo com que a urina se torne muito concentrada e predispondo ao aparecimento desse tipo de problema.
Algumas estratégias de prevenção devem ser adotadas para evitar a obstrução urinária:
Já em situações mais sérias, em que os gatos podem ter obstruções nas vias urinárias, seja parcial ou total, ele não consegue fazer xixi normalmente, e as substâncias que deveriam ser eliminadas acabam se acumulando no organismo, podendo causar mal-estar e problemas graves de saúde. Por isso, um gato com obstrução urinária precisa de atendimento veterinário imediato, já que, sem tratamento, o quadro pode evoluir rapidamente e colocar a vida do animal em risco.
Dentre os sintomas observados em gatos obstruídos, podemos citar:
Cuidar da saúde urinária do seu gato é essencial para garantir uma vida longa, confortável e feliz. Pequenas mudanças na rotina, como estimular a hidratação, oferecer alimentos úmidos, manter o peso ideal e proporcionar um ambiente tranquilo e enriquecido, fazem toda a diferença. A prevenção e o cuidado diário são as melhores formas de demonstrar amor.
Dra. Luciana Domingues de Oliveira – Médica Veterinária na Viva!Verde
