Postado 9 de fevereiro de 2026 em Viva!Verde por Andrea Benedetti

O que fazer para saber se seu gato está saudável, já que eles escondem o que sentem?
Os gatos podem apresentar problemas físicos, comportamentais e emocionais, e o nível de cuidado necessário varia conforme fatores como raça, tipo de pelagem, idade, histórico de saúde e características individuais. Por isso, é essencial conhecer o que é normal para o seu gato, assim você consegue identificar sinais sutis quando algo não está bem.
Vamos entender quais são os principais indicadores a serem observados para saber se seu gato está saudável e feliz:
Pele e pelagem
Uma pelagem limpa, sem odor, macia, sedosa é o que se espera em um gato saudável. Cuidados maiores devem ser dados para os gatos de pelagem longa, com subpelos; Animais idosos, pela dificuldade de mobilidade e gatos sem pêlos. A pele também dever ser observada quanto a presença de oleosidade, perda de pêlo, descamação, vermelhidão, manchas na pele, coceiras, inchaços e crostas que podem sugerir alergia, deficiência nutricional, doença de pele e infecções parasitárias.
Peso
O peso corporal saudável para o seu gato é com base na sua raça e sexo. Além disso, a visualização da cintura e costelas palpáveis são ótimos parâmetros para verificar se o seu gato tem uma condição corporal ideal. Gatos com pesos ideais também podem apresentar problemas de saúde, mas os que estão acima de peso apresentam riscos muito maiores. Por isso sempre monitore o peso do seu bichano lembrando que se ele estiver abaixo ou acima do peso ideal, deve-se fazer o acompanhamento com o veterinário para diagnóstico e tratamentos adequados.
Saúde digestiva
Checar diariamente a caixa de areia do seu gato é um ótimo indicador de saúde digestiva. As fezes devem ser pequenas e firmes, com coloração de castanho claro a castanho escuro, de consistência sólida, com frequência comum de uma a três vezes por dia. Mas, se as fezes estiverem normais, mas o seu gato apresentar desconforto no momento do uso da caixa pode ser um sinal de problema de saúde.
Saúde urinária
Da mesma maneira, deve-se observar a frequência, aspecto e colocaração da urina do seu gato. Urinas não concentradas, utilização da caixa de areia sem desconforto, indicam que o trato urinário do seu gato está funcionando normalmente. Porém, mesmo não apresentando sintomas os exames preventivos devem ser realizados, pois muitas doenças do trato urinário não apresentam sintomas e podem evoluir de maneira silenciosa. Além disso, manter o seu peludo hidratado ajuda na prevenção.
Boca
Os dentes saudáveis dos gatos são brancos e não apresentam lascas, placa bacteriana nem tártaro. As gengivas devem ser rosadas e sem inchaço ou lesões. Descoloração, perda de dentes e mau hálito são sinais de que eles precisam de cuidados médicos. Problemas dentários ou de gengiva muitas vezes são silenciosos e a deteção ocorre apenas quando ele para de comer. O mau hálito também é outro indicador de que algo não está bem. Para manter a saúde da boca do seu animal, mantenha com escovações, observações e visitas ao veterinário.
Olhos
Normalmente os olhos dos gatos se mantém limpos pela regularidade de suas limpezas. Olhos saudáveis devem ter aspecto brilhante e límpido. Porém, raças de focinhos achatados, podem ficar com o canal lacrimal bloqueado, por questões anatômicas do crânio, ficando com excesso de lágrimas que acabam manchando o rosto e sendo desconfortável. Neste caso, faça limpeza suavemente nos olhos do seu peludo com algodão umedecido com água filtrada para cada olho e seque-os com lenços macios. Fique atento para não encostar no globo acular, pois isso pode causar desconforto, dor e comprometimentos.
Nariz
O nariz úmido geralmente é indicativo de saúde. Mas também pode mascarar alguns problemas respiratórios ou outros comprometimentos quando acompanhado de outros sintomas, como secreção nasal, espirros ou tosse, olhos lacrimejantes ou com secreção, crosta perto do nariz e aumento da frequência de lambidas. No entanto, a secura nem sempre indica um problema de saúde, podendo ser de causa externa, como o ambiente.
Orelhas
As orelhas do seu peludo devem ser verificadas com frequência para garantir que estejam com coloração rosa claro, limpas, livres de detritos e outras sujeiras como o excesso de cera. Vale lembrar que pouca cera é normal. Se necessário limpar, tenha muito cuidado, pois a parte interna das orelhas são extremamente delicadas e sensíveis. Porém, dependendo da sujeira, pode ser um indicador de irritações ou infeções. Sendo assim, o veterinário deve avaliar para prescrever o tratamento adequado.
Higiene
Um gato saudável se sente muito feliz ao realizar regularmente a sua higiene. Mas, a higiene excessiva ou a falta dela pode indicar problemas de saúde. Uma vez identificada, consulte o seu veterinário para entender o que está acontecedo com o seu peludo.
Alimentação
Para um gato saudável, o momento das refeições é o momento favorito, portanto quando seu gato para de comer pode indicar um problema relacionado aos itens anteriores ou outros distúrbios não mencionados ou até mesmo comportamental. Se você observou essa falta de apetite ou dificuldade para se alimentar, leve o seu bichano ao veterinário para identificação e tratamento assertivo.
Comportamento
Observe se seu gato mantém seus comportamentos naturais e individuais expressivos. À mudança de comportamento embora seja difícil de interpretar diz muito sobre o estado de saúde dele. Uma vez identificada a mudança, não espere outros sintomas aparecerem. Muitas vezes essas alterações são reflexos de questões ambientais, sociais, mas podem ser de carácter fisiológico. Portanto, procure um veterinário para um diagnóstico e tratamentos precoces. Vale lembrar que à medida que envelhecem, os gatos podem, naturalmente, perder um pouco da vitalidade, o que é completamente normal. Mas, desde que continuem curiosos e brincalhões.
Saúde dos Filhotes
Os indicadores de um gato filhote saudável são semelhantes aos adultos. No entanto, observe a condição física do seu gato jovem. Costelas devem ser palpáveis, mas não visíveis. A cintura deve ser identificável com a barriga aparente. Observe também qualquer perda ou ganho repentino de peso. Além disso, os filhotes costumam ter muita energia e dormir bastante. Recomenda-se levar regularmente o seu filhote ao veterinário para acompanhamento detalhado do seu crescimento.
Se você ainda não acompanha esses indicadores, comece agora a colocar em prática, pois além de monitorar a saúde do seu gato, transforma esses episódios em momentos de interações, contribuindo também para o estado emocional de ambos. E lembre-se: ao identificar qualquer alteração nesses sinais, o veterinário será seu maior aliado para garantir um diagnóstico preciso e cuidados adequados.
Por Paula Lima, Zootecnista na Viva!Verde
