Postado 20 de junho de 2025 em Viva!Verde por Thaysse Zuba
Se você acabou de adotar um gatinho e é pai ou mãe de primeira viagem, com certeza vai ter dúvidas sobre tudo que precisa ser feito e pensado nesse momento para garantir a saúde, segurança, conforto e alegria desse novo membro da família.
Adotar um filhote de gato pode ser muito empolgante e também cansativo, pois, como qualquer outro filhote, normalmente eles têm uma energia lá em cima e passam boa parte do tempo brincando e explorando seu novo lar. Por isso, tenha certeza de que você tem tudo o que precisa seguindo estas dicas para te ajudar a oferecer o melhor para o seu novo amigo felino.
Preparando a casa antes da chegada do gatinho
Converse com todas as pessoas que moram na sua casa e terão contato com o gatinho
É muito importante que a adoção seja desejada por todos os membros da família para evitar futuros problemas. Antes da adoção, verifique se não existem pessoas alérgicas ou com algum outro problema de saúde que dificulte ou impeça o contato constante com o gato.
Pense nos outros pets da casa
Compre todos os suprimentos necessários
Leve o gatinho a uma consulta veterinária
Aprendizagens, exercícios físicos e enriquecimento ambiental
Os filhotes de gatos podem precisar ser ensinados ou estimulados a fazerem determinadas coisas, como usar a caixinha de areia ou os arranhadores, assim como podem precisar de ajuda na hora de interagir com outras pessoas e animais de forma amigável. Por isso, iniciar os treinos com base em reforço positivo (usando petiscos, por exemplo) assim que o gatinho chegar em casa pode ser de grande valia na sua adaptação à rotina e às regras da casa.
Como os gatos são animais muito inteligentes, mas com grande tendência ao sedentarismo, para sua saúde e bem-estar é fundamental que a casa tenha diversas opções de móveis adaptados e esconderijos, como prateleiras, escadas, nichos e arranhadores, assim como brinquedos interativos, para poderem gastar sua energia física e mental.
Sempre que possível tenha um solário telado numa área externa, com acesso ao sol, a grama, folhagens e troncos de árvores pode ajudar muito no bem-estar e nos exercícios diários do seu gato.
O uso de catnip e de sprays e difusores com ferormônios faciais ajudam muito na adaptação dos gatos à sua nova casa, acessórios e brinquedos, e devem ser usados principalmente nas primeiras semanas da adoção.
Tenha paciência
lembre-se de que pode levar algum tempo para que o gato se sinta confortável em seu novo ambiente, afinal a adaptação de gatos a um novo lar é gradual. É melhor não apressar esse processo. Deixe-o vir até você quando estiver pronto. Os gatos são ótimos para mostrar o que gostam e o que não gostam, e ele mostrará se está pronto para receber animais de estimação, brincar ou aconchegar-se para uma soneca.
Trazer um novo gato para casa é apenas o começo de uma vida cheia de amor. Leve o tempo que for necessário para tomar essa decisão, você vai gostar de conhecer seu novo melhor amigo peludo e, certamente, vai poder colecionar muitos momentos felizes ao seu lado.
Por – Luciana Domingues de Oliveira – Médica Veterinária